terça-feira, 2 de junho de 2009

Desintoxicação com dieta alcalinizante e limpeza intestinal

Normalmente temos o hábito de limpar nossa casa, local de trabalho e nosso carro.
Podemos sentir um bem-estar e a diferença no dia que fazemos estas faxinas.

Assim como nossa moradia e nosso carro, o nosso organismo também precisa de uma faxina de vez em quando para manter nosso metabolismo e os órgãos internos funcionando em perfeitas condições.

A esta faxina, chamamos de desintoxicação. Recomendamos a nossos pacientes que deixem de 2 a 3 semanas por ano para fazerem uma desintoxicação, assim prevenindo futuros problemas de saúde.

Esta desintoxicação poderá ser feita com uma dieta alcalinizante e limpeza intestinal.

O equilíbrio do pH (relação entre acidez e alcalinidade) é um dos fatores que determina o bom funcionamento do organismo humano. Dependendo da dieta da pessoa, porém, seu corpo pode tornar-se um ambiente extremamente ácido, o que a deixa mais predisposta às doenças e debilita certas funções do organismo.

A preocupação da medicina preventiva com o equilíbrio do pH surgiu a partir do trabalho do médico americano William Howard Hay. Em 1993, ele surpreendeu os meios acadêmicos com o o livro A New Health Era (A nova era da saúde), no qual afirma que toda doença é causada pela auto-intoxicação decorrente do acúmulo de ácidos no organismo. Segundo o dr. Hay, a saúde é resultado da proporção em que permitimos que substâncias alcalinas do nosso corpo sejam dissipadas pela introdução de alimentos que formam ácidos no organismo. "Pode parecer estranho dizer que toda doença é a mesma coisa, sem considerar suas miríades de formas de expressão, mas é isso mesmo", afirma.

Seguindo a trilha aberta pelo dr. Hay, outro médico norte-americano, o dr. Theodore A. Baroody, publicou o livro Alkalize or Die (Alcalinize ou morra), no qual reafirma a teoria de seu colega. "Os incontáveis nomes de doenças realmente não importam. O que realmente importa é que elas todas vêm da mesma causa-raiz: excesso de resíduos ácidos no organismo", diz. O corpo humano só é capaz de assimilar apropriadamente os minerais e nutrientes dos alimentos quando o pH é bem balanceado.

Se o organismo tem excesso de ácidos, ele é obrigado a buscar os componentes de que necessita (como cálcio, sódio, potássio e magnésio) nos depósitos de órgãos e ossos para neutralizar os ácidos. Essa estratégia de compensação do corpo resolve o problema de acidez, mas deixa debilitados os órgãos - o que, a longo prazo, causa o aparecimento de doenças. A dieta do homem moderno é altamente acidificante. Alimentos industrializados, adoçantes, sal, refrigerantes e bebidas alcóolicas, açúcar refinado, café, queijos, farinhas brancas e carnes são alguns dos vilões que afetam o equilíbrio do pH; devem ser consumidos com moderação e compensados com a ingestão de alimentos alcalinizantes como mamão papaya, manga, suco de limão, azeite de oliva, lentilhas e água mineral.
Agora o ideal é associar várias técnicas ao mesmo tempo para um melhor resultado.
Se pudermos associar uma dieta alcalinizante e lavagem intestinal (colonterapia) vamos acelerar este processo.
A Colonterapia é um tratamento de limpeza intestinal que desintoxica através da remoção das fezes retidas no intestino grosso, acompanhado de uma dieta alcalinizante, uso de fitoterápicos, e reposição da flora intestinal com lactobacilos.

Muitos pacientes relatam que ao fazerem a colonterapia diminui a vontade de comer doce e carboidrato, assim contribuindo para a reeducação alimentar.

Possivelmente isto aconteça, pois quanto mais intoxicados estamos, mais queremos consumir estes alimentos danosos, assim a comida funciona como um vício.
Sendo assim, é uma boa maneira de prevenir doenças e sentir mais leveza e qualidade de vida é desintoxicando nosso organismo. Procure um médico, faça um programa de desintoxicação pelo menos 1 x ao ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário